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I’m trying to make two viewports in Qt but I’m not succeeding, below follows the code:
1. Method of drawing on canvas:
void GLWidget::paintGL()
{
//Limpa buffer
//glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT | GL_DEPTH_BUFFER_BIT);
//Funcao que indica que vou usar vertices e que quero deslocar objetos
//Permite fazer rotação, translação e escala
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
//Le matriz identidade
glLoadIdentity();
//parametro face: Especifica os poligonos para o qual 'mode' se aplica
//parametro mode: especifica como os poligonos serão rasterizados
glPolygonMode(GL_FRONT_AND_BACK, GL_FILL); //GL_FILL, GL_LINE, GL_POINT
/* GL_POINTS */
//faz transformação linear do tipo translação (move objeto)
//Configuração um novo sistema de coordenadas onde vai ser desenhado
glTranslatef(-7.0f, 5.0f, -8.0f);
//glPointSize(6.0f);
glColor3f(1.0f, 0.0f, 0.0f);
glBegin(GL_LINE_LOOP);
glVertex2f(0.0f, 0.0f);
glVertex2f(1.0f, 0.0f);
glVertex2f(1.0f, 1.0f);
glVertex2f(0.0f, 1.0f);
glEnd();
glLoadIdentity();
glTranslatef(-5.0f, 3.0f, -7.0f);
glBegin(GL_QUADS);
glColor3f(1.0f, 1.0f, 0.0f);
glVertex2f(0.0f, 0.0f);
glColor3f(1.0f, 0.0f, 0.0f);
glVertex2f(1.0f, 0.0f);
glColor3f(0.0f, 1.0f, 0.0f);
glVertex2f(1.0f, 1.0f);
glColor3f(0.0f, 0.0f, 1.0f);
glVertex2f(0.0f, 1.0f);
glEnd();
glLoadIdentity();
glTranslatef(-5.0f, 3.0f, -8.0f);
/* GL_TRIANGLES, GL_TRIANGLE_STRIP, GL_TRIANGLE_FAN */
glLoadIdentity();
glTranslatef(-3.0f, 1.0f, -8.0f);
glColor3f(1.0f, 1.0f, 0.0f);
glBegin(GL_TRIANGLES);
glVertex2f( 1.0f, 1.5f);
glVertex2f( 0.0f, 0.0f);
glVertex2f( 2.0f, 0.0f);
glEnd();
glLoadIdentity();
glTranslatef(-3.0f, 1.0f, -8.0f);
glColor3f(0.0f, 0.0f, 1.0f);
glBegin(GL_TRIANGLES);
glVertex2f(0.0f, 1.0f);
glVertex2f(1.0f, -1.0f);
glVertex2f(2.0f, 1.0f);
glEnd();
glLoadIdentity();
glTranslatef(4.5f, -5.0f, -8.0f);
glColor3f(0.0f, 1.0f, 0.0f);
float radius = 0.9f; //radiano é o tamanho entre o centro e o uma borda. O tamanho do circulo
float Pi = 3.141592653589793238462643383279502884f;
glBegin(GL_TRIANGLE_FAN);
//glVertex2f(origemX, origemY);
for(int i = 0; i <= 360; i++) {
glVertex2f(radius * cos(i * Pi/180), //cosseno refere-se a X
radius * sin(i * Pi/180)); // seno refere-se a Y
}
glEnd();
glFlush();
//glFinish();
}
2. Method of doing the viewports:
void GLWidget::resizeGL( int w, int h)//w e h são as dimensões novas da janela
{
glClear (GL_COLOR_BUFFER_BIT); // Clear Screen
for(int viewportIs=1;viewportIs<=2;viewportIs++){
switch (viewportIs)
{
case 1:
glViewport ( 0, 0, w/2, h); //primeiros dois parametros são o inicio da viewport
//para este método, x e y (0,0) especificam o ponto |||inferior esquerdo|||
//diz que o modo é matrix de projeto. Ela configura o que vai ser enxergado
glMatrixMode (GL_PROJECTION);
glLoadIdentity ();
if ( h==0 ) // Calcula Aspect Ratio da janela
gluPerspective ( 80, ( float ) w, 1.0, 5000.0 ); // define altura, largura, profundidade da janela
else
gluPerspective ( 80, ( float ) w / ( float ) h, 1.0, 5000.0 );
//muda para projeção ortogonal (2D)
//gluOrtho2D
//gluPerspective e gluOrtho2D são de uma biblioteca util que chamam OpenGL por trás
//esse metodo abaixo foi chamado aqui apenas por garantia que o padrao é GL_MODELVIEW
//glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
//glLoadIdentity();
break;
/* Segundo viewport */
case 2:
glViewport(w/2, 0, w/2, h);
glMatrixMode (GL_PROJECTION );
glLoadIdentity ();
if ( h==0 ) // Calcula Aspect Ratio da janela
gluPerspective ( 80, ( float ) w, 1.0, 500 ); // define altura, largura, profundidade da janela
else
gluPerspective ( 80, ( float ) w / ( float ) h, 1.0, 500 );
break;
}
}
glClear (GL_DEPTH_BUFFER_BIT); // Clear Depth Buffer
}
What happens is that it divides the screen in two, but shows only in one place the drawings.
In my code I have a switch case
, and if I leave the same the way it is appears only in the second viewport
, as shown below.
Taking a test by changing it case 2: for case 3:, which does not enter the second part, the drawings are painted only in the viewport
1, as shown below.
Logically, he’s wiping the screen at every turn viewport
, so just stay the second, but I don’t know how to fix it.