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I need help in C/C++ to know how to define a type for event handler that will be used as a class member.
This is an example that works with simple variables and functions:
#include "cstdlib"
#include "stdio.h"
using namespace std;
typedef int(*fun_type)(int a,int b); /* Tipo define a interface para o manipulador */
int soma(int a,int b);
int multiplica(int a,int b);
int main(int argc, char** argv) {
/* ESSE CARA NÃO FUNCIONA QUANDO É UM MEMBRO DE CLASSE */
fun_type fun = NULL; /* Declara a variável para guardar o manipulador */
int a,b,c,r;
a = 2;
b = 5;
fun = &soma; /* define o manipulador apontando para soma() */
r = fun(a,b); /* chama o manipulador especificado */
printf("%d + %d = %d\n",a,b,r);
/*Altera o manipulador*/
fun = &multiplica; /* Agora apontando para multiplica */
r = fun(a,b);
printf("%d x %d = %d\n",a,b,r);
return 0
}
/* Os manipuladores do exemplo */
int soma(int a,int b){ return a + b; }
int multiplica(int a,int b){ return a * b; }
The above example works, but not when fun is a member of a class. How should I declare 'fun_type' to accept a method from any other object.
No delphy would be a statement like:
<code>
TFun_type = function(sender:TObject,p1,p2:Integer):Integer of Object;
</code>
A better example I need is something that works like this:
#include <stdio.h>
#include <string.h>
/* Esta classe tem o manipulador do evento (metodo manipulador) */
class A_manipulaEvento{
public:
A_manipulaEvento();
~A_manipulaEvento();
int manipulador(int __val);
};
class Z_manipulaEvento{
public:
Z_manipulaEvento();
~Z_manipulaEvento();
int manipulador(int __val);
};
/* Esta classe chama um manipulador que pode ser de um Objeto A_manipulaEvento ou qualquer outra classe
desde que tenha a mesma interface (sequencia de parametros e tipo de retorno)*/
class B_disparador{
public:
B_disparador();
~B_disparador();
void fazAlgumaCoisa(int __valor);
/*Aqui declara o ponteiro para o metodo é de outro objeto de classe diferente que não é especifica,
* deve aceitar metodo de qualquer objeto seja lá qual for a classe respeitando-se a interface do método.
* a interrogações significa que essa é a parte que não sei como declarar
*/
int (*??ponteiro???)(int __val);
};
/* código do manipulador de evento A */
int A_manipulaEvento::manipulador(int __val){ printf("A_manipulaEvento::manipulador(%d)\n", __val); }
/* código do manipulador de evento Z */
int Z_manipulaEvento::manipulador(int __val){ printf("Z_manipulaEvento::manipulador(%d)\n", __val); }
B_disparador::B_disparador(){
/* ao instanciar B_disparador o ponteiro não aponta pra ninguem */
this->ponteiro = NULL;
}
void B_disparador::fazAlgumaCoisa(int __valor){
printf("Fazendo alguma coisa");
if (*this->ponteiro != NULL){
this->ponteiro(__valor);
}
}
int main(){
A_manipulaEvento man_1;
Z_manipulaEvento man_2;
B_disparador disp;
/* Aqui disp vai chamar o método manipulador do objeto man_1*/
disp.ponteiro = &man_1.manipulador;
disp.fazAlgumaCoisa(10);
/* Aqui o mesmo disp vai chamar o método manipulador do objeto man_2
* objeto diferente e classe diferente */
disp.ponteiro = &man_2.manipulador;
disp.fazAlgumaCoisa(20);
}
possible duplicate: Function pointer in a class C++
– mercador
It is something similar, but the pointer should point to a method of any other class, so that the class instance can interact with the other objects of the application and not only with its own methods.
– Alexandre Trindade